10 dicas para melhorar sua autoestima

Melhorar a auto-estima pode parecer uma tarefa enorme, mas existem muitas técnicas diferentes de autogestão que podem ajudar. Confira nossas dicas de auto-estima abaixo – elas podem ser uma lista de verificação de estratégias para experimentar em sua jornada para melhorar sua opinião sobre si mesmo e sua confiança.

A baixa autoestima pode afetar quase todos os aspectos da vida. Pode afetar seus relacionamentos, trabalho e saúde. Mas você pode aumentar sua autoestima seguindo dicas de aconselhamento de saúde mental. Considere estes passos, com base na terapia cognitivo-comportamental. Quer saber mais sobre autoestima? acesse https://todavoce.com.br.

Como melhorar a autoestima

  • Seja gentil consigo mesmo.
  • Tente o seu melhor para não se comparar com os outros.
  • Exercite-se regularmente para liberar endorfinas e “hormônios da felicidade”, como a dopamina e a serotonina.
  • Defina metas realistas para si mesmo e verifique seu progresso regularmente.
  • Lembre-se: todo mundo comete erros, então não se culpe quando cometer.
  • Concentre-se no que está sob seu controle.
  • Arranje tempo para seus hobbies e coisas que você gosta.
  • Comemore suas vitórias, não importa quão grandes ou pequenas.
  • Seja um bom amigo e reserve um tempo para passar com seus entes queridos.
  • Cerque-se de pessoas que o apoiam.

O que é auto-estima

Autoestima é a opinião que você tem sobre si mesmo e sobre suas habilidades. Pode ser influenciado por fatores como sua confiança, sua identidade e seu senso de pertencimento. A auto-estima pode ser alta, baixa ou algo intermediário.

Baixa autoestima

Ter baixa auto-estima pode significar que você não está confiante em suas habilidades, personalidade ou no valor que agrega aos outros em sua vida. A baixa autoestima pode ser causada por:

  • não sentir uma sensação de segurança na vida
  • dúvidas sobre seu gênero, sexualidade ou corpo
  • sentir que não pertence à sua família, amigos ou colegas.

boa auto estima

Pelo contrário, ter uma boa auto-estima significa que você tem crenças positivas sobre suas habilidades e seu lugar no mundo. Pode ser causada por:

  • estar confiante em sua capacidade de criar mudanças e enfrentar desafios em sua vida
  • um sentimento de confiança e orgulho em sua identidade
  • sentindo que você pertence à sua família, escola ou grupo de amigos. Uma mudança nos papéis ou eventos da vida, como uma perda de emprego ou uma criança saindo de casa
  • Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Quais são os 4 componentes da autoestima?

Sua auto-estima é composta por quatro atitudes que você tem sobre si mesmo: sua confiança, seu senso de identidade, sentir-se pertencente e ter autoconfiança em suas habilidades.

Sua autoconfiança

A autoconfiança tem tudo a ver com o senso de segurança que você tem em si mesmo e em sua vida. Você só pode se expandir e crescer se tiver certeza de que suas necessidades estão sendo atendidas. Ter suas necessidades atendidas significa que você tem coisas como um lugar para morar, saúde física e finanças estáveis.

Sua identidade

Seu senso de identidade é importante para sua auto-estima porque é o conhecimento que você tem sobre si mesmo. Isso pode incluir sua confiança em seu corpo , seu gênero , sua sexualidade , seu trabalho , suas crenças , sua cultura ou qualquer outra coisa sobre você. É útil ter confiança nessas coisas porque elas podem ajudá-lo a entender o que você precisa e o que deseja na vida.

Sentindo que você pertence

Pertencer tem tudo a ver com se sentir bem-vindo e uma parte ativa de onde realmente estamos na vida, seja na escola, no local de trabalho, na família ou em outros grupos dos quais você faz parte. Às vezes, se você não se sente pertencente a um grupo ao qual pertence, como seu local de trabalho, pode encontrar seu sentimento de pertencer a outro grupo, como sua família ou amigos.

Sentir-se confiante em suas habilidades

É importante se sentir confiante em suas habilidades para poder controlar o que acontece com você na vida. Se você estiver confiante no que pode fazer, poderá lidar com grandes desafios e fazer as mudanças necessárias para respondê-los. No entanto, estar confiante em suas habilidades não é apenas ter sucesso. Trata-se de aprender com seus erros e ser resiliente diante do fracasso.

Auto fala negativa. Você se desvaloriza. Você pode se rebaixar ou brincar sobre suas falhas. Por exemplo, você pode dizer: “Eu não mereço nada melhor”.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Por que a autoestima é importante?

A autoestima é importante porque é a base subjacente que sustenta tudo o que você faz, desde tarefas e atividades diárias até metas de longo prazo. Embora todos ocasionalmente tenham dúvidas sobre si mesmos, a baixa auto-estima pode deixá-lo:

  • sentindo-se inseguro
  • falta de motivação
  • incapaz de responder aos desafios em sua vida
  • ansioso ou deprimido
  • com pensamentos e sentimentos negativos sobre sua imagem corporal.

Dicas para melhorar sua autoestima

1. Seja legal consigo mesmo

Aquela vozinha que diz que você está arrasando (ou não) é muito mais poderosa do que você imagina. Faça um esforço para ser gentil consigo mesmo e, se cometer um deslize, tente desafiar quaisquer pensamentos negativos. Uma boa regra é falar consigo mesmo da mesma forma que falaria com seus amigos. Isso pode ser muito difícil no começo, mas a prática leva à perfeição. Se você quiser algumas dicas, confira nossas dicas para se convencer .

Tente: Escrever três coisas que você gosta em você.

2. Você faz você

Comparar-se com outras pessoas é uma maneira infalível de começar a se sentir mal. Tente se concentrar em seus próprios objetivos e realizações, em vez de medi-los em relação aos de outra pessoa. Ninguém precisa desse tipo de pressão!

3. Mexa-se

O exercício é uma ótima maneira de aumentar a motivação, praticar o estabelecimento de metas e aumentar a confiança. Suar também faz com que o corpo libere endorfinas, os hormônios do bem-estar.

4. Ninguém é perfeito

Sempre se esforce para ser a melhor versão de si mesmo, mas também é importante aceitar que a perfeição é uma meta irreal.

Repita seus pensamentos negativos muitas vezes. O objetivo é dar um passo atrás dos pensamentos e crenças automáticos e observá-los. Em vez de tentar mudar seus pensamentos, distancie-se deles. Perceba que eles não são nada mais do que palavras. Confira aqui https://todavoce.com.br.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

5. Lembre-se de que todos cometem erros

Você tem que cometer erros para aprender e crescer, então tente não se culpar se você esquecer de apertar CTRL+S em uma tarefa super importante. Todo mundo já esteve lá.

6. Concentre-se no que você pode mudar

É fácil ficar preso a todas as coisas que estão fora do seu controle, mas não vai adiantar muito. Em vez disso, tente concentrar sua energia em identificar as coisas que estão sob seu controle e ver o que você pode fazer a respeito delas. Leia mais sobre como você pode aceitar coisas que estão fora de seu controle .

Tente: escreva uma coisa com a qual você não está feliz e três maneiras de mudá-la.

7. Faça o que te faz feliz

Se você passa o tempo fazendo as coisas de que gosta, é mais provável que pense positivamente. Tente agendar um pouco do seu tempo todos os dias. Seja um tempo gasto lendo, cozinhando ou apenas relaxando um pouco no sofá, se isso te faz feliz, reserve um tempo para isso.

Fonte: https://beecorp.com.br/relacao-entre-autoestima-e-produtividade-no-trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *