Carros automáticos têm embreagem?

Embora muitos motoristas tenham uma opinião sobre carros automáticos, poucos entendem exatamente como eles funcionam. Afinal, você não precisa entender a mecânica da transmissão de um carro para dirigi-lo, embora esse conhecimento possa ser útil se você precisar diagnosticar uma falha.

Se você tem alguma dúvida sobre carros automáticos – como se eles têm embreagem – ou está apenas curioso, este guia contém todas as informações de que você precisa.

Carros automáticos têm embreagem?

Carros automáticos não têm pedal de embreagem ou alavanca de câmbio tradicional. Em vez disso, eles têm um câmbio de marchas, permitindo que você alterne entre neutro, estacionar, ré e dirigir.

No entanto, embora não tenham pedal de embreagem, alguns veículos automáticos ainda usam embreagem. A diferença é que a embreagem opera sem assistência do motorista, trocando as marchas automaticamente.

Fonte de reprodução: Youtube AutoPapo

Qual é a diferença entre uma transmissão manual e automática?

Transmissões automáticas trocam de marchas automaticamente, então você nunca precisa pensar em qual marcha usar. Em contraste, em transmissões manuais, você escolhe as marchas e troca usando um pedal de embreagem.

A outra diferença fundamental a ser notada é como as engrenagens operam. Em veículos manuais, a transmissão trava e destrava diferentes engrenagens para o eixo de saída, alcançando várias relações de engrenagem. Em automáticos, o mesmo conjunto de engrenagens cria todas as relações de engrenagem, o que é possível graças ao conjunto de engrenagens planetárias.

Como funciona uma transmissão automática?

Existem várias variações de transmissão automática, cada uma funcionando de forma ligeiramente diferente. Abordaremos isso em breve. A configuração mais comum de transmissão automática usa engrenagens planetárias operadas por sistemas hidráulicos.

Carros automáticos têm embreagem
Carros automáticos têm embreagem

O que é o conjunto de engrenagens planetárias?

O conjunto de engrenagens planetárias é aproximadamente do tamanho de um melão e cria todas as relações de engrenagem que a transmissão pode produzir. Existem dois conjuntos de engrenagens planetárias em uma transmissão automática dobrados em um componente.

Cada conjunto de engrenagens contém:

  • A engrenagem solar

  • A engrenagem do anel

  • As engrenagens do planeta

Cada componente pode ser uma saída, uma entrada ou mantido estacionário; combiná-los em diferentes papéis cria diferentes relações de engrenagem. Uma relação de engrenagem é a relação das rotações de uma engrenagem de acionamento para as rotações de uma engrenagem acionada; uma relação menor fornece uma velocidade máxima maior.

Colocando o carro em movimento

Como mencionado anteriormente, você não pode selecionar uma marcha em carros automáticos – em vez disso, para avançar, você coloca o veículo em ‘drive’. Então, quando você pisa no acelerador, o virabrequim (um eixo que converte a força linear dos pistões em força rotacional) começa a girar mais rapidamente, criando mais pressão no conversor de torque .

O conversor de torque conecta o motor principal ao trem de engrenagens automático, que aciona a carga.

À medida que o carro se move, a eletrônica e o sistema hidráulico da transmissão detectam sua velocidade em comparação com a rotação do motor, e a transmissão muda automaticamente as marchas em resposta.

Em sistemas automáticos mais antigos, a hidráulica era usada exclusivamente para detectar mudanças de velocidade, ativando outras hidráulicas para mudar de marcha no conjunto de engrenagens planetárias. No entanto, as transmissões modernas usam eletrônicos para auxiliar o processo de detecção.

Carros automáticos têm embreagem
Carros automáticos têm embreagem

Diferentes tipos de caixas de velocidades automáticas

Aqui estão alguns tipos de caixa de câmbio automática que você deve conhecer.

1. Transmissões continuamente variáveis ​​(CVTs)

CVTs (às vezes chamadas de transmissões shiftless) são frequentemente encontradas em carros híbridos porque têm uma correia que atua como uma relação de marcha única. Elas são relativamente simples, compactas e não têm embreagem.

Dentro de um CVT, você encontrará duas polias em formato de cone e uma correia de transmissão em formato de V conectando-as. Uma polia é presa às rodas e a outra ao motor. Quando você acelera, o motor gira e o cone se move de acordo com a potência necessária. O outro cone se ajusta para manter a mesma tensão, determinando o quão rápido o carro acelera.

CVTs são eficientes e confiáveis, proporcionando uma direção mais suave porque o carro não pula marchas. No entanto, a aceleração é lenta em comparação a outras caixas de câmbio automáticas.

2. Transmissões de dupla embreagem (DCTs)

Um automático de dupla embreagem é semelhante a um automático convencional, mas usa duas embreagens independentes, operadas automaticamente, em vez de um conversor de torque. Uma embreagem lida com as marchas ímpares, e a outra é responsável pelas marchas pares.

Os DCTs são vantajosos porque oferecem melhor eficiência de combustível, mais potência e trocas de marchas mais rápidas, mas também podem ser irregulares e são caros para substituir.

Carros automáticos têm embreagem
Carros automáticos têm embreagem

3. Transmissões Automáticas Convencionais

Conforme discutido anteriormente neste guia, carros automáticos convencionais usam um conversor de torque em vez de uma embreagem. Eles são mais refinados do que outros tipos de transmissão automática, mas usam mais combustível do que um carro manual.

4. Caixas de câmbio de mudança direta (DSG)

Uma caixa de câmbio DSG usa um par de embreagens controladas eletronicamente que o carro pode engatar e desengatar automaticamente. Vários fabricantes usam esse tipo de transmissão no Grupo Volkswagen, incluindo SEAT, Skoda e Audi .

Uma embreagem transmite a potência do motor para as rodas do carro por meio da caixa de câmbio. Simultaneamente, o computador de bordo prevê a marcha necessária e usa a segunda embreagem para prepará-la. Quando o computador quer mudar a marcha, ele desengata uma embreagem e engata a outra.

DSGs são populares porque são mais eficientes em termos de combustível do que as transmissões automáticas tradicionais e oferecem trocas de marchas mais rápidas, embora sejam caras para consertar quando dão errado. Elas precisam de manutenção aproximadamente a cada 64400 km .

5. Caixas de velocidades manuais automatizadas

Caixas de câmbio manuais automatizadas operam de forma similar a uma manual tradicional. A diferença é que elas selecionam as marchas automaticamente, e um computador em vez de um pedal opera a embreagem. Elas geralmente são bruscas.

Carros automáticos têm embreagem
Carros automáticos têm embreagem

RS Embreagem: Especialista em Troca e Remanufatura de Embreagens

Um negócio bem diferenciado no mercado automotivo de Belo Horizonte, região metropolitana e todas as capitais brasileiras para cidades do interior. A RS Embreagens é pioneira em troca e recondicionamento de embreagens para veículos nacionais e importados. Com mais de 30 anos de experiência, a RS é um marco na indústria, oferecendo alta qualidade para seus clientes. Seu moderno equipamento e a competência da equipe garantem um atendimento ágil, eficiente assim como virado para a satisfação do cliente ou longevitade dos produtos a oferecer.

Além disso, a RS também é especializada em recondicionar embreagens. O processo envolve a desmontagem completa da embreagem usada, a substituição das peças desgastadas por componentes novos e, portanto, tanto segurança quando performance comparável a uma peça original saída de fábrica. Isto faz das peças remanufaturadas uma opção inteligente para quem quer economizar sem pôr em risco a qualidade.

Perguntas Frequentes sobre Carros Automáticos e Embreagem

1. Carros automáticos possuem embreagem?

Não, modelos com transmissão automática não possuem uma embreagem sob um sentido tradicional. A embreagem é uma característica das transmissões manuais, usada para conectar e desconectar o motor do caixas de câmbio durante a mudança de marcha.

2.Como funciona a transmissão automática sem embreagem?

No que diz respeito a carros automáticos, a transmissão usa um conversor de torque para transmitir energia do motor para a caixa de câmbio. Esse dispositivo permite que o motor e a transmissão girem independentemente uns dos outros, eliminando a necessidade de uma embreagem manual. As mudanças de marchas são efetuadas automaticamente pelo método hidráulico, ou eletrônicas ou mecânicas, dependendo da concepção da transmissão.

3. Quais são as vantagens de não ter embreagem em carros automáticos?

A ausência de embreagem em um veículo automático proporciona um local de condução mais confortável e conveniente, especialmente em locais urbanos. Além disso, reduz o desgaste de peças e a manutenção necessária associada com um embreagem artificial, como ajustes e trocas regulares.

4. É possível que um carro automático tenha embreagem?

Alguns carros automáticos podem ter uma embreagem de bloqueio no conversor de torque para melhorar a eficiência de combustível sob certas condições de condução. No entanto, este é um tipo diferente de embreagem do que a embreagem de disco na transmissão manual e não requer ação do motorista.

5. Como posso identificar se meu carro automático possui uma embreagem de bloqueio?

A presença de embreagem de bloqueio é geralmente indicada no manual do proprietário ou nas características técnicas do veículo, Se não tiver acesso a tal informação, um reparador qualificado pode examinar o veículo e identificar se esta característica.

Fonte: https://rsembreagem.com.br/troca-de-embreagem-cambio-automatizado/

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