Como andar corretamente com boa postura

A maioria de nós provavelmente não pensa muito em como andamos ou se estamos andando corretamente. Mas saber andar com a técnica certa e boa postura pode ajudar:

  • mantenha seus ossos e articulações alinhados corretamente
  • diminuir o desgaste em suas articulações, músculos e ligamentos
  • prevenir dores nas costas, quadril, pescoço e pernas
  • reduzir dores musculares e fadiga
  • reduzir o risco de lesões
  • melhorar o seu equilíbrio e estabilidade

Andar com a técnica e postura corretas não é difícil. Mas envolve estar atento a como você se move. Neste artigo, vamos dar uma olhada em como andar corretamente com uma boa postura.

Dicas para caminhar corretamente

Caminhar é uma atividade que envolve todo o seu corpo. Para entender completamente como andar corretamente, é importante se concentrar em cada parte do corpo, da cabeça aos pés. Quer saber mais sobre ? Acesse https://guiajampa.com.br/

Mantenha a cabeça erguida

Quando estiver andando, concentre-se em ficar em pé com o queixo paralelo ao chão e as orelhas alinhadas acima dos ombros.

Imagine sua cabeça sendo puxada suavemente por um pedaço de barbante invisível que está preso ao teto. Isso pode ajudar a evitar que você deixe cair a cabeça no peito enquanto caminha.

Mantenha os olhos e olhe para a frente. Concentre-se em uma área cerca de 10 a 20 pés à sua frente enquanto caminha.

Alongue as costas

Concentre-se em alongar a coluna enquanto caminha. Tente evitar curvar -se, curvar-se ou inclinar-se para a frente, o que pode sobrecarregar os músculos das costas.

Mantenha os ombros para baixo e para trás

Seus ombros também desempenham um papel fundamental em sua postura e técnica de caminhada. Se seus ombros estiverem tensos ou curvados para a frente, isso pode sobrecarregar os músculos e articulações dos ombros, pescoço e parte superior das costas.

Para garantir que seus ombros estejam alinhados corretamente enquanto você caminha, faça o seguinte:

  • Levante os ombros em um movimento de encolher os ombros, depois deixe-os cair e relaxe. Usar o encolher de ombros ajuda a aliviar o aperto ou a tensão e coloca os ombros em uma posição natural que permite mover os braços com facilidade.
  • Tente manter os ombros soltos e relaxados, não tensos em direção às orelhas ou curvados para a frente. Você pode encolher os ombros ocasionalmente enquanto caminha para garantir que está mantendo os ombros relaxados e na posição correta.

Envolva seu núcleo

Seus músculos centrais também desempenham um papel importante quando você está andando e ajudam você a se mover com mais facilidade.

Ao dar cada passo, concentre-se em apertar e envolver os músculos do núcleo, puxando o umbigo em direção à coluna. Isso pode ajudá-lo a manter o equilíbrio e a estabilidade. Também pode aliviar o estresse e a pressão nas costas enquanto você anda. O Blog Guia Jampa detalha outras coisas sobre, veja a seguir https://guiajampa.com.br/

Balançar os braços

Enquanto caminha, balance suavemente os braços para frente e para trás ao lado do corpo. Certifique-se de balançar os braços dos ombros, não dos cotovelos.

  • Não balance os braços sobre o corpo.
  • Não balance os braços muito alto. Mantenha-os em torno de seu meio, não em torno de seu peito.

Passo do calcanhar ao dedo do pé

Mantenha uma marcha constante do calcanhar aos pés. Isso envolve bater no chão com o calcanhar primeiro, depois rolar pelo calcanhar até o dedo do pé e empurrar para fora do degrau com o dedo do pé. Evite pisar com os pés chatos ou bater no chão com os dedos dos pés primeiro.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

O que não fazer durante a caminhada

Para evitar lesões ou muito desgaste em seus músculos e articulações, tente evitar os seguintes hábitos.

  • Não olhe para baixo. Olhar para os pés ou para o telefone com muita frequência pode sobrecarregar o pescoço desnecessariamente.
  • Não dê passos muito longos. Seu poder vem de empurrar sua perna traseira.Pesquisar mostrou que o overstriding pode colocar muito estresse nas articulações da perna.
  • Não role seus quadris. Seus quadris devem ficar o mais nivelados possível enquanto você anda.
  • Não relaxe. Para evitar tensão nas costas e nos ombros, mantenha os ombros para baixo e para trás ao caminhar ou ficar em pé e concentre-se em manter a coluna alongada.
  • Não ande com os sapatos errados. Se você for caminhar por mais de alguns minutos de cada vez, certifique-se de usar sapatos que se ajustem confortavelmente, tenham um bom apoio para o arco e o calcanhar e sejam bem amortecidos para absorver o choque dos pés no chão.

Quais são os benefícios de caminhar corretamente?

Existem inúmeros benefícios físicos e mentais da postura adequada e boa técnica de caminhada. Esses benefícios incluem:

  • Músculos e articulações sem dor. Andar corretamente pode ajudá-lo a evitar estresse desnecessário e tensão nos músculos, ligamentos e articulações em todo o corpo.
  • Mais energia. Andar com má postura não é eficiente. Pode desgastar seus músculos mais rapidamente, enquanto caminhar com boa forma pode conservar sua energia.
  • Melhor saúde pulmonar. Andar alto com os ombros para trás permite que seus pulmões se expandam totalmente, tornando a respiração mais fácil e eficiente.
  • Melhor circulação. Quando seu corpo está alinhado e se movendo corretamente, fica mais fácil a circulação do sangue para todas as partes do corpo.
  • Digestão melhorada. Seu corpo é mais capaz de digerir sua comida quando seus órgãos internos não estão comprimidos e há um fluxo sanguíneo saudável para o trato digestivo.
  • Maior força do núcleo. Seus músculos abdominais se beneficiam de andar alto e estar devidamente engajados.
  • Menos dores de cabeça tensionais. Se você andar com a cabeça para cima, sem se inclinar para a frente, isso pode ajudar a reduzir a tensão no pescoço, o que pode levar a menos dores de cabeça tensionais .
  • Melhor equilíbrio. Quando você anda corretamente com a postura correta, isso pode ajudar a melhorar seu equilíbrio e torná-lo menos propenso a cair.

A linha de fundo

Andar corretamente com a técnica e a postura corretas traz muitos benefícios. Pode reduzir o estresse desnecessário e a tensão nos músculos e articulações, prevenir dores nas costas e dores musculares, reduzir o risco de lesões e muito mais.

Andar com a marcha e a postura corretas não é difícil de fazer, mas pode exigir alguma prática. Algumas dicas importantes envolvem andar alto, manter a cabeça erguida, os ombros relaxados e para trás e o núcleo tenso.

Se você tiver algum problema com sua marcha ou não tiver certeza de como andar com a postura correta, converse com seu médico ou fisioterapeuta sobre maneiras de melhorar sua técnica de caminhada.

                                                 
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Postura

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